abril 15, 2009

Tempos modernos.

Por Thiago Ferreira



Já não agüento mais essa rotina maluca e mecanicista dos tempos modernos. Minha alma já não agüenta mais essa dinâmica maluca e corrida de trabalho, estudo, casa, família, amigos ... trabalho, estudo, casa, família ....

A correria diária da seus “frutos”, tenho bens materiais(que não desfruto), tenho dinheiro( que uso para comprar os bens que não desfruto), tenho posição no mercado de trabalho( que me leva a ter trabalho, para ter dinheiro, para comprar os bens que não tenho tempo para desfrutar). Isso é cíclico! Sinto-me como um cachorro correndo atrás de meu próprio rabo! E quanto mais eu corro mais o raio do circulo que faço diminui.

Socorro!!! Os meus dias se encurtaram!!!

O que me assusta, é como a mecânica tira a nossa capacidade de apreciação. Por mais que você seja centrado, equilibrado, existe um ponto, um momento em que você age de forma banal. Vai não banque o super homem, assine logo o seu B.O, todos de certo modo sofremos com esta pressão, é claro que as proporções são bem diferentes, mais ocorre com todo mundo nem que seja por um pequeno momento.

Os administradores especialistas em OMS(Organização, sistemas e métodos), já diziam; A sistematização gera rotinas confiáveis(claro que depende do ponto de vista) mais limita a capacidade dos executores de questionar, e raciocinar sobre possíveis variáveis.E são as variáveis que nos levam a enxergar o outro lado da moeda.

Certo jovem procurou Jesus e o questionou sobre questões do dia a dia, como dinheiro ,vestimentas, e a resposta de Jesus foi incrível. Ele disse contemple.
Concentre nos objetos a sua volta, veja o passarinho que não planta e se alimenta, veja o lírio que tem as melhores vestes e não se esforçou para tal mérito.

Para Jesus contemplar era buscar um novo significado, era enxergar a vida com olhos puros em busca de um corpo de luz, contemplar era acender a candeia do corpo.

Nos tempos modernos nos falta contemplação, capacidade de viver cada momento com total envolvimento, sentindo cada detalhe, avaliando cada variável, desprendendo a alma deste mundo, vivendo a renovação da mente tal falada por Paulo.
Tal renovação se consiste em não se conformar com o espírito deste mundo, e o espírito deste mundo é aquele que tira seus olhos da gratidão e beleza da vida, te jogando no mundo profetizado por Chaplin, apelidado carinhosamente como....tempos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário