maio 08, 2009

Da Polidez a moral... Da religião ao cristianismo - Provações de um Culto Filosófico.

Por Thiago Ferreira-Polidez: Qualidade de polido; delicadeza; urbanidade.
-Polido: 1 - Cortês; delicado.
-Polir: Civilizar; educar, aperfeiçoar.

André Comte em seu livro O Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, afirma que a polidez é a primeira virtude e quem sabe a origem de todas as outras.

Para André, apesar de a polidez ser a primeira virtude, ela faz pouco caso da moral, e a moral da polidez, de forma que um canalha pode vir a ser polido e imoral. Desta forma apesar de ser a primeira, ela é uma virtude puramente formal, virtude de etiqueta, que por estes fatores é ambígua, que pode contribuir tanto para o bem como para mal.

Afirmo, a religião é uma ideologia ambígua na mesma proporção. A religião assim como a polidez é um caminho que pode encobrir tanto o bem como o mal, pelo fato de também ser insuficiente. A religião assim como a polidez é meramente formal, ideologia de etiqueta, ideologia de aparência.

Para André, o polido não precisa ser necessariamente moral, e para mim um religioso não precisa necessariamente ser cristão e conseqüentemente é alguém que escolheu o amor como ideologia de vida. Os nazistas da SS eram extremamente polidos, discutiam filosofia e tocavam Mozart enquanto matavam criancinhas e velhos indefesos nas câmaras de gás, os religiosos oram, lêem a bíblia, falam de Jesus, enquanto nega o pão a quem tem fome, água a quem tem sede, e a visita aqueles que estão presos.

O que choca nas observações acima é que o nazista de maneira alguma deixou de ser polido, e o religioso de ser idealista, mais tanto um quanto o outro em sua busca pelo o melhor se perdeu na etiqueta, na aparência. O nazista é mais estético do que moral, e o religioso mais hipócrita do que cristão.

Mediante tais afirmações e evidências, então por que concluir que a polidez é a primeira virtude? A religião um caminho, podendo em alguns casos ser até o primeiro? André assim como Aristóteles, afirma que apenas realizando ações justas é que nos tornamos justos, que é realizando ações sensatas é que nos tornamos sensatos, e que tais metas começam no ponto mais baixo que é a polidez.

Afirmo que a religião é possivelmente o primeiro caminho, pois ela é o primeiro objeto de busca por Deus e pelo cristianismo. Em contra partida apesar de a religião ser o ponto mais baixo da busca por uma ideologia cristã, ela necessariamente não é o ponto mais baixo do cristianismo, sendo assim o exercício de tal faculdade, não resultara necessariamente no cristianismo.

Em contra partida, realizar ações amorosas na busca por ser amoroso faz da polidez a primeira virtude para aquele que deixou a religião, e busca por escolher o amor como ideologia, e conseqüentemente se tornar um verdadeiro cristão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário