agosto 07, 2009

A Igreja e o Sistema - Quem é quem em dias confusos

Por Thiago Ferreira


Toda vez que falamos em sistema, falamos de algo que delimita padrões para que alguma coisa seja considerada, ou marginalizada. Quando olhamos por esta óptica vemos que o governo tem seu sistema para aprovar ou não um cidadão como sendo homem de bem, vemos que os grupos sociais como as tribos urbanas tem seu próprio sistema que delimita o padrão para se ser aceito ou não.Se observamos bem veremos que a “igreja” , tem um próprio sistema como uma tribo, ou ate mesmo o governo, na qual se aceita uma pessoa ou a marginaliza.

A grande questão é que a “igreja” se considera fora do sistema, ou seja, ela se considera diferente, onde se há um novo conceito de vida e existência. Neste texto quando eu citar IGREJA, faço a referência feita por Cristo ao o trigo, e sempre quando falar “igreja”, faço referencia ao joio, que é a parte ruim da historia. Mais o que realmente complicado é enxergar o joio e o trigo, pois a IGREJA e a “igreja” convivem no mesmo espaço e tem a mesma aparência.

Para podermos tocar o cerne desta questão será necessário discorremos sobre um conceito que perdeu seu sentido original com o passar dos anos. A bíblia diz que Deus não habita em tendas nem em templos feitos por mãos, toda a vez que falamos a palavra igreja, logo pensamos em casa de Deus, ou seja, lugar onde Deus habita.Dessa forma igreja não é um lugar como um templo feito de tijolos e sim a um ser feito de carne e osso, que através do amor se encontra com Deus para que ele possa habitar. Isso é fantástico pois revela um Deus que é acima de tudo um Deus que busca se relacionar e dessa forma se revelar não ao nosso externo existencial , mais sim em nossa alma se tornando desta forma parte de nossa existência.

Isso é algo maravilhoso, mais nos leva a uma questão que é ; se Deus aparecesse de forma externa ele seria visível aos olhos humanos e poderia ser notado em nossa vida como um utensílio que carregamos , mais ele sendo um ser intrínseco em sua IGREJA, ou seja, um Deus que esta dentro e não fora, ele não pode ser visto , dessa forma o joio e o trigo tem a mesma aparência mais o que realmente os diferencia é a sua essência .

Então fica uma pergunta; como saber quem é a IGREJA , e quem é a “igreja“? Esta resposta e complexa e tem que se levar em conta algumas questões. No livro do apostolo Tiago , o mesmo afirma que a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas, em suas aflições, e no evangelho segundo Mateus, Jesus afirma que no juízo final ele dividira os bodes das ovelhas e dirá; Vinde benditos do meu Pai ao reino que lhe está construído desde a fundação do mundo, pois tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estive preso e foste me visitar, e etc. Se avaliarmos o contexto destas duas passagens bíblicas veremos que no juízo final o critério de avaliação para se dizer se alguém é ou não de Deus será somente o amor. Isso é uma máxima, há varias referencias a este fato em toda a bíblia, o próprio Jesus disse que seriamos conhecidos como seus discípulos por amarmos uns aos outros, o apostolo Paulo em sua 1ª carta aos cristãos em Corinto , afirma no capitulo13, que nada sem amor tem valor, que o amor é o princípio, ou seja, o ponto de partida para os filhos de Deus.

Com base nisso pode se afirmar que a “igreja” , ou seja, a parte do sistema dentro da igreja(lugar onde se vai buscando comunhão , a denominação), tem aparência mais não tem a essência, amor. E que a IGREJA pode ter ou até não ter aparência , mais ele tem o principio que é o amor. A resposta para a questão é que dentro dos espaços religiosos cristãos, que é a igreja denominação, se tem tanto a “igreja”, como a IGREJA, e a primeira busca cumprir o sistema moralista doutrinário pré-determinado, e a segunda busca amar de forma incondicional como Cristo amou, amando as prostitutas e não a tacando pedras, amando os que pouco ama entendendo que estes são os que mais precisam de amor.

*Artigo postado originalmente em março 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário