janeiro 15, 2010

Jesus é para os Perdedores

Jesus Americano

Stephen Prothero's American Jesus: How the Son of God Became a National Icon (Jesus Americano: Como o Filho de Deus se Tornou um Icone Nacional) investiga as várias interpretações de Jesus na História Americana. Ele argumenta convincentemente que o que os Americanos tem visto em Jesus tem sido um reflexo deles mesmos. As versões de Jesus que Prothero enxerga na história cultural Americana—Sábio Iluminado, Principal Redentor, ou Superstar—é principalmente reflexo dos ideais e esperanças Americanas.

Amigo dos Perdedores

Nos Evangélios de Jesus, nós encontramos outra versão: Amigo dos Perdedores (Agradeço ao Steve Taylor pela brilhante musica "Jesus is for Losers" (Jesus é para Perdedores)). Jesus ama os perdedores espirituais: vigaristas, prostitutas e bebados. Estas não eram pessoas "" These were not people "encontrando crescimento com virtudes nobres." Jesus nos disse o que pensar sobre a missão Dele para os perdedores: " Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."


Boas Notícias

A boa notícia é que nós somos todos "os enfermos" que estão no escopo da missão de Jesus. No seu comentario em Galatas, Martin Luther explica a boa notícia dessa maneira: "Ainda que eu seja um pecador de acordo com a Lei…mesmo assim eu não me desespero, porque Cristo vive e ele é a minha eternal e celestial vida. Nessa justiça e vida eu não tenho pecado ou morte. Eu sou com certeza um pecador nesta vida presente e nessa justiça, onde a Lei me acusa. Mas acima desta vida eu tenho outra justiça, outra vida, que é Cristo, que não conhece o pecado e a morte mas é justo e vida eterna."


Liberdade e Alegria

O resultado dessa boa notícia sendo verdade pode ser liberdade e alegria—liberdade porque nós não somos inimigos de Deus e alegria porque nós não precisamos nos levar tão a sério. Quando Jesus entrou em cena, Ele disse que ele troxe o Reino de Deus. E este Reino se parece com uma festa para a qual todos os perdedores estão convidados. O cego recebeu a visão, o paralitico pode andar, e o doente foi sarado. Tem muito a se celebrar neste Reino. E muitas das Suas parabolas terminam com celebração e alegria.

Porque nós vemos tão pouco dessa alegria e liberdade? Por acaso os velhos fariseus, com seus legalismos exagerado, tem nos afastado da alegria e liberdade? Temos domesticado a graça extravagante de Deus baseando-se em técnicas moralistas e diciplinas? Temos negligenciado o fato de sermos conhecidos e amados por Deus? Temos esquecido que somos aceitos e não merecemos isso?


Justin Holcomb

Via Blog Solomon

Nenhum comentário:

Postar um comentário